terça-feira, 7 de julho de 2009

CROMOTERAPIA

Cromoterapia


A Cromoterapia é a terapia que age através das energias que vibram das cores , hoje utilizada no mundo inteiro e em todos os ambientes, desde os hospitais, ambientes de trabalho , na área de marketing, escolas e, até em residências, laser,etc...
Cada cor tem sua própria energia, vibração e atuação. A partir do Amarelo e Vermelho (cores quentes) até ao Azul (cor fria) formamos o prisma de sete cores. Essa energia mais etérea pode ser captada no ambiente em que estamos ou na roupa que vestimos, na cor dos alimentos que ingerimos.
Quando pensamos ou agimos também utilizamos a cor para idealizar um pensamento, dependendo da cor que utilizamos para formar uma idéia ou um desejo .
As cores têm influência sobre o nosso organismo. As cores usadas na cromoterapia são aquelas do arco-íris e suas combinações.
Os receptores da pele reconhecem informações luminosas, transformam-nas em impulsos nervosos e as transmitem para os sistemas nervoso e endócrino.
As cores de freqüências mais baixas, isto é, vermelho, alaranjado e o amarelo, têm características estimulantes. As cores das freqüências mais altas, verde, azul e violeta, apresentam características tranqüilizantes.
Aplicando as cores corretas nas áreas perturbadas, muitos distúrbios psicológicos e físicos podem ser corrigidos. A Cromoterapia aplica as cores em áreas mais extensas do corpo. As sessões em geral são semanais. Respostas terapêuticas podem ocorrer desde a primeira sessão.
Aconselhamento: Quando houverem distúrbios energéticos ou emocionais.
Falaremos das cores e suas funções:


Vermelha
É a cor da emoção, da vitalidade e da autoridade, por estar ligada à beleza física, à sensualidade e ao fascínio da dança do fogo, que sobe, queima e saltita flamejando a lenha na lareira. Impulsiona o homem aos instintos amorosos garantindo a perpetuação da raça humana. O sangue é vermelho para poder vitalizar todo o corpo, por ser uma energia ligada a autoridade e a sensualidade ,tem o poder de renovar e perpetuar a vida.Ideal para criar emoções e vencer obstáculos.


Laranja
Vibra como o Sol, é a cor da fortuna, não apenas a monetária, mas também a intelectual, vibra muito forte no poder mental, incentivando a criatividade, as atividades artísticas, desportivas e intelectuais. É a cor da expansão que
É a energia que tem o desejo de vencer na vida, da abundância e riqueza. É o impulso natural que o homem tem de viver todos os dias, de armazenar alimentos ou provisões para período de escassez, para o conforto, melhoria e enriquecimento. É ligada à luz e a fartura, revitaliza todo organismo e vibra mais forte na região do coração, duodeno, baço e coluna vertebral, além de fortalecer as vistas e a fertilidade. Aumenta a vitalidade e a alegria de viver, proporciona a fama e o reconhecimento nas artes, ideal para rituais de prosperidade.


Amarela
A cor da comunicação dá movimento e forma as nossas idéias, Por isso é muito atuante no sistema cerebral e em suas ramificações nervosas, braços, mãos, língua, ouvidos, e no sistema respiratório. Ela ajuda a vencer a timidez além de intensificar a memória e a agilidade mental. Propicia mente ativa e serena para projetos, planejamentos e criação.


Verde
É a cor da natureza, da abundância, da esperança de boa colheita. É também da união do amarelo com o azul, . É a energia das realizações, das metas, da fertilidade e da reciclagem da energia vital, é uma cor intermediária como a primavera, que está entre o inverno e o verão, entre o azul passivo e o amarelo ativo, é a cor complementar do vermelho, é a cor central do prisma e do arco-íris, por isso vibra estabilidade, fidelidade, constância, responsabilidade, perseverança, longevidade, êxito profissional, sabedoria e transcendência. Protege os idosos atuando sobre os ossos, dentes, hipófise, ramificações neurológicas e organismos considerados frágeis e delicados. Ideal para expansões e empreendimentos.


Anil
A cor azul clara (Anil) desperta a tranqüilidade, a interiorização, a paz e a harmonização, é a cor indicada para vencer o medo. O Azul mais profundo (marinho) representa o prazer de viver, nos dá liberdade principalmente quando vem do firmamento, parece não ter fim, dando-nos profundidade para a vida, você voa nele e ele te recebe e acolhe, estimulando a auto-estima e induzindo a conquistas por ser visivelmente benéfico. Ele protege a garganta, a laringe e faringe, a fala, as cordas vocais, o paladar, além das vértebras cervicais e a nuca. Bom para dar asas à espiritualidade, para o oculto e principalmente para a vitalidade e longevidade.


Violeta
A cor da transmutação e da espiritualidade é a união do azul que acolhe com o vermelho que agita, é a cor do entardecer que anuncia a transformação do dia em noite, estimulando a nossa capacidade de persistência na dualidade. É a cor ideal para o sucesso dos missionários ou imigrantes. Atua diretamente sobre o pâncreas e o metabolismo endócrino, na circulação arterial, na depuração do sangue evitando processos infecciosos, além de proteger os pés, a pele e os músculos. Por ser uma cor de transmutação é a cor ideal para as pessoas se livrarem dos vícios como álcool, cigarros, drogas ou até mesmo depressões. Bom para conquistar a paciência em projetos longos ou demorados.


Branco e Preto
Essas duas cores representam a união e a ausência de todas as cores e nos levam ao plano iniciatório ultrapassando a dualidade. São as cores do universo simbólico representado no tabuleiro do Xadrez, no preto que é luto no ocidente e no branco que é o luto no oriente, no branco que é a cor do vestido da noiva e no preto que a cor do fraque do noivo, no preto que é a noite insondável e no branco que é a neve que reflete a luz fria em altitudes inatingíveis. O branco e o preto se alternam quando a palheta de cores atinge certa rotação, formando um desenho preto-branco e branco-preto criando uma nova unidade de cor. O branco é a pureza e o preto é atração magnética que tudo absorve, é o feminino e o masculino, o positivo e o negativo, o oriente e o ocidente, o yin e o yang, o sol que reflete a luz e a lua que absorve a claridade, é a presença e a ausência.


Rosa
Por ser uma energia ligada ao amor incondicional e ao afeto é a cor mais sutil. Desperta a sensibilidade e os sentimentos puros, protege o tato, o metabolismo, as funções renais, os órgãos sexuais femininos, a região lombar, a derme e o cabelo, concede harmonia orgânica evitando a depressão. Bom para cultivar a amizades, a beleza e o amor, principalmente a si próprio.
As cores e a beleza estão na vida cotidiana, o universo colocou todas as cores a nossa disposição, radiando energia e beleza. Basta apreciar o azul celeste do horizonte que se funde ao tocar o azul ultramar do oceano, ou do alaranjado do sol que passa pelo azul do céu formando o verde das matas e bosques, ou então o quadro de rosas vermelhas que enfeita o canto esquerdo da sala, o contraste colorido das roupas em um varal, do carro de cor arrojada que corre em contrate com a pálida carroça que flutua, dos pássaros que dão movimento aos vários tons de verde com silhueta amareladas das árvores...
As cores podem ser ingeridas através dos alimentos, dos sucos, ou vestidas pelas roupas, ou simbolizadas pelos ícones do nosso dia a dia. Devemos viver essas cores, comer essas cores, vestir essas cores, viver e pensar essas cores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário